Área de Proteção da Ilha do Bananal vai cooperar com reativação de viveiro de mudas de Araguacema

Área de Proteção da Ilha do Bananal vai cooperar com reativação de viveiro de mudas de Araguacema - Naturatins - Divulgação.jpeg

Nesta segunda-feira, 19, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participa da terceira rodada de reuniões virtuais com a Prefeitura de Araguacema e representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), das escolas, comunidades e assentamentos do município. Na pauta estão sendo definidos a reativação do viveiro para produção de mudas, o calendário de ações ambientais do município e as ações do Projeto Araguaia Limpo de incentivo a limpeza das margens do Rio Araguaia, realizado todo ano, em Araguacema.

Na sexta-feira, 16, a pauta de reativação do viveiro de mudas foi apresentada, com a proposta da formalização de um Acordo de Cooperação Técnica de ação mútua entre o Naturatins, a Prefeitura de Araguacema e o Ruraltins. A intenção do Município é que a Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal-Cantão seja referência na administração e cuidados com o viveiro.

“A reativação do viveiro é um anseio de todos, essa semana o projeto piloto será apresentado pela assessoria de meio ambiente da Prefeitura ao grupo, para aprovação. Em seguida, com base nesse documento, vamos encaminhar a minuta do Acordo de Cooperação. O viveiro de mudas em Araguacema pretende produzir espécies nativas para distribuição e plantios que vão contribuir com a restauração da vegetação de áreas que se fizerem necessárias”, afirma Aline Villarinho, supervisora da APA Ilha do Bananal/Cantão.

O planejamento das ações discutidas entre os participantes segue com a realização de reuniões virtuais em atendimento às recomendações de prevenção à Covid-19.