Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação

Monumento Natural dos Canyons do Rio Sono - Foto Rafael Morais.jpg

Nesta quinta-feira, 2, o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação. Essa é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins, criada por meio do Decreto Municipal nº 034, de 02 de julho de 2012, com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) à Prefeitura de São Félix do Tocantins.

Dotada de belezas naturais que inspiram o ecoturismo e a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável da região, essa unidade de proteção integral possui 1457,60 km². E foi criada com o objetivo de regulamentar o potencial ecoturístico e paisagístico do Rio Sono, preservar e recuperar os remanescentes naturais marginais.

A extensão desse Monumento Natural se limita ao norte pelas áreas de preservação permanente (APPs), associadas ao rio e ao longo do Rio Soninho; ao sul pelos limites do Parque Estadual do Jalapão, também coincidente com a divisão municipal de São Félix do Tocantins com o município de Mateiros; à leste pela Praia do Alecrim e à oeste pela confluência do Rio Soninho com o rio novo, aspectos considerados favoráveis, por especialista, à composição do corredor ecológico e proposta do Mosaico do Jalapão.

O Monumento se encontra uma região que possui áreas e atividades produtivas, de conservação e de pesquisa, característica que são definidas e elencadas no plano de manejo.

São Félix do Tocantins foi um dos primeiros municípios a instituir o Sistema Municipal de Unidades de Conservação.