Permanece vigente decreto que suspende funcionamento de Parques Estaduais no Tocantins

Dunas do Jalapao - Foto Andrea Marques.jpg

O Governo do Tocantins prioriza a saúde da população e na manhã desta quarta-feira, 29, em teleconferência reuniu representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Associação Jalapoeira dos Condutores Ambientais (Ajaca), das prefeituras municipais, da comunidade tradicional Mumbuca, para definir um entendimento a respeito da abertura do Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

A unidade de conservação é um grande atrativo e incentivo ao movimento das principais atividades econômicas da região, contudo, antes de uma possível abertura, um estudo deve ser realizado e posteriormente encaminhado à avalição do Comitê de Crise.

“A reunião foi muito produtiva, junto com o secretário Tom Lira e demais participantes, chegamos ao consenso e deliberamos a realização de um estudo sobre a viabilidade da abertura do Parque Estadual somente para visitação. Antes, esse levantamento será apresentado à avaliação do Comitê de Crise. É importante ressaltar que por enquanto permanece vigente o Decreto 6.071/2020”, afirmou Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“Nesse momento, entendemos e consideramos que qualquer decisão a respeito da abertura da Unidade de Conservação deve ser tomada sob orientação do Comitê de Crise, ouvindo o trade turístico, os municípios e comunidades ligadas ao turismo, para posteriormente apresentação e avaliação desse estudo”, reiterou Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas protegidas do Naturatins.

O Governo do Tocantins vem dedicando atenção às ações de combate a Covid-19 e de apoio às famílias nos 139 municípios do Estado com a entrega de cestas básicas. Hoje, 29, a distribuição acontece nos municípios de Campos Lindos, Goiatins, Palmeirante, Babaçulandia, Filadélfia e Barra do Ouro.