Operação de Fiscalização Integrada percorre áreas da Serra do Lajeado

Operação de Fiscalização Integrada na Serra do Lajeado_Foto APA do Lajeado.jpeg

Nesta quinta-feira, 15, mesmo com o início das chuvas localizadas, a Operação de Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais retorna às áreas visitadas no entorno de Palmas, para monitoramento, combate e controle de pequenos focos de fogo, localizadas nas imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Também serão observados sinais que indiquem a intenção de desmatamento, microparcelamento de solo e intervenção em áreas de proteção permanente, além de reforçar o alerta à população durante o percurso, sobre a proibição do uso do fogo, que está vigente e se estende até o próximo dia 13 de novembro.

O Governo do Tocantins mobiliza as equipes brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APA), do Parque Estadual do Lajeado (PEL), junto com a Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, órgãos integrantes do Comitê Estadual do Fogo e o Exército Brasileiro.

“Mesmo com o início das chuvas localizadas, estamos alerta com o uso do fogo, tradicionalmente aplicado na limpeza de áreas de pastagem e preparo do solo para o plantio nesse período. A vegetação ainda permanece seca e as chuvas ainda não se firmaram. O risco de ocorrência de incêndios florestais ainda é eminente. Por isso estamos identificando e percorrendo essas áreas de forma preventiva”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

O efetivo se dividiu em quatro equipes, que irão percorrer rotas em sentidos diferentes na região norte da APA Serra do Lajeado. Com acesso pelo município de Lajeado será percorrida toda a zona rural, áreas de Tocantínia, Aparecida do Rio Negro no sentido Palmas.

O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, esclarece que situações semelhantes foram encontradas, em Dianópolis, na semana passada, em mais uma das Operações Integradas de Fiscalização realizada. A operação continua na região sudeste, com equipes da Fiscalização Integrada, do Exército Brasileiro e da Brigada Municipal.

As propriedades onde for comprovado o uso do fogo, este ano, vão receber uma notificação dos órgãos de fiscalização em 2021. Ao longo do feriado foram registrados apenas 34 focos de calor no Estado, uma vez que as chuvas colaboraram com o combate. Mas segundo a Defesa Civil há previsão de que as chuvas cessem novamente nos próximos dias, motivo da atenção e do alerta nas áreas visitadas.

Queima Suspensa

O Naturatins esclarece que mesmo os proprietários que possuem a Autorização de Queima Controlada expedida pelo Instituto, não podem praticar o uso do fogo em suas áreas, em razão da Portaria nº 84/2020, emitida pelo órgão ambiental, que suspende  até 13 de novembro as queimas. A emissão de novas autorizações está suspensa desde o último 13 de julho. As fiscalizações acontecem por via terrestre, aquática e aérea com drones e aeronaves, conforme a área percorrida durante cada operação.