Biodiversidade e exigências legais para conservação de recursos naturais são temas de palestra na Agrotins

Foto 01_ Balcão de Atendimento Ambiental do Naturatins agrada visitantes da Agrotins_Crédito Tânia Caldas.jpeg

Nesta quinta-feira, 09, os produtores e visitantes do Portal da Agroenergia e Floresta da 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) vão receber a palestra "Carta de Serviços da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins", das 15 às 16h, além das demais atividades que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza na programação do evento.

“A produção rural e a conservação dos recursos naturais buscam trilhar os caminhos da cooperação em harmonia, para equilíbrio entre o meio ambiente e a rede agroprodutiva, que reúne atividades importantes para o desenvolvimento econômico de nosso Estado” pontuou o presidente do Naturatins Marcelo Falcão.

A palestra que será ministrada pelo historiador, Rodrigo Casado de Freitas, tem o intuito de promover o diálogo sobre exigências que tendem contribuir com a conservação da água, do solo e demais recursos naturais necessários à continuidade das atividades rurais para os produtores. Rodrigo Casado que também é gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto leva para o evento a contribuição da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas. O gerente considera a Feira uma oportunidade para a reflexão sobre a utilidade das políticas ambientais do Estado para o meio produtivo.

Durante a Agrotins 2019, que acontece até o dia 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional, o Naturatins manterá um Balcão de Atendimento, no stand do órgão.

Nesse espaço o público vai encontrar material de apoio e técnicos disponíveis para dialogar com a área de Licenciamento Ambiental sobre as agendas Azul (Recursos Hídricos), Verde (Recursos Florestais) e Marrom (Licenciamento Ambiental); com a área de Fiscalização à respeito da Carteira de Pesca (Amadora e Esportiva), Linha Verde (Denúncias de Crimes Ambientais por meio do 0800 63 1155), Cota Zero de Pescado e Preservação Ambiental Legal; e com a área de Biodiversidade e Áreas Protegidas em relação a Educação Ambiental, ao Protocolo do Fogo, Fórum do Lixo e Cidadania, Projeto Quelônios, ICMS Ecológico e a reabilitação da fauna silvestre realizada no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).

Na programação do Naturatins na Agrotins 2019 os interessados podem acompanhar os dias, os horários e locais onde estarão acontecendo as palestras do Instituto.

Programação Agrotins 2019

Palestra “Carta de Serviços da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins”

Historiador, Rodrigo Casado de Freitas

Período Vespertino

Dia 9/05/2019

Horário das 15 às 16h

Local – Portal da Agroenergia e Floresta - Agrotins 2019.

Dia 10/ 05/2019

Horário das 17 às 18h

Local – Auditório Bem-te-vi - Agrotins 2019.

Palestra O passo a passo para o Licenciamento Ambiental da Piscicultura

Técnica do Naturatins, Engenheira Ambiental e Sanitarista, Larissa Uchôa

Local Sala de reunião – Espaço Empresarial - Agrotins 2019.

Período Vespertino

Dia 8/05/2019