Naturatins encerra semana de treinamento de Brigadas Florestais Comunitárias

FOTO 01 - Naturatins encerra semana de treinamento de Brigadas Florestais Comunitárias - Crédito NMIF-Governo do Tocantins.jpg

Com apoio do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e equipe da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APA Serra do Lajeado) comunidades de assentamentos rurais e espaços urbanos dos municípios integrantes da unidade de conservação receberam sensibilização ambiental, exposição teórica e atividades práticas de técnica de manejo do fogo, ações preventivas de combate à incêndios e noções de primeiros socorros.

Essa atividades realizadas na semana de 27 a 31 de maio, nas comunidades dos municípios de Tocantínia e Lajeado são capacitações do projeto Brigadas Florestais Comunitárias e da Oficina de Combate à Incêndios, Manejo Integrado do Fogo (MIF), uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e Primeiros Socorros.

"A educação ambiental é o primeiro passo para sensibilização sobre os riscos e os rastros dos prejuízos deixados pelas queimadas. A informação é uma maneira de prevenir a população a respeito possibilidade de acidentes com o fogo. As técnica ministrada sobre o uso adequado do fogo devem ser adotadas e aplicadas com equipamento proteção individual (EPI), apoio da sinalização quando próximo à rodovias e quando não se dispõem de outros recursos, senão o fogo, para que o manejo integrado também possa contribuir com redução de incêndios", afirma Marcelo Falcão, presidente do Naturatins.

O tenente Coronel Bombeiro, Peterson Ornelas, responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, argumenta que a formação das Brigadas Comunitárias é um treinamento que tem a perspectiva de oferecer condições aos moradores de áreas rurais para atuação de forma preventiva, enquanto houver condições de segurança, até a chegada da Brigada Municipal.

Ornelas enfatiza que as noções de primeiros socorro são orientações básicas, mas que podem salvar vidas. O tenente Coronel Bombeiro acredita que esse conjunto de informações pode ajudar uma pessoa diante da situação de queimada a avaliar se as condições de segurança são adequadas ou se é chegado o momento de se evacuar do local.

Tanto as aulas teóricas, quanto as práticas de campo, são atividades ambientais programadas pelo Núcleo de Manejo Integrado do Fogo no Naturatins, para reforçar que, especialmente no período de estiagem, deve-se atentar para a necessidade de mapear, planejar e executar todas as etapas do processo, em horários apropriados, priorizando a segurança.