FOTO 01 - Alunos da zona rural recebem educação ambiental com filmes do Circuito Tela Verde - Crédito APA Serra do Lajeado-Governo do Tocantins.jpg

Nesta quinta-feira, 30, a equipe da Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajedo (APA Serra do Lajeado) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente de Tocantínia, ministrou atividades educativas ambientais, com roda de conversa e apresentação de sessões de desenhos e vídeos ambientais de curta metragem do Circuito Tela Verde. Participaram da programação, alunos na faixa etária de 11 a 15 anos, das turmas do Ensino Fundamental 2 na  Escola Municipal Benvindo Souza Luz, situada no Projeto de Assentamento Água Fria II, na zona rural do município.

O presidente do Naturatins Marcelo Falcão disse que a inserção dessas iniciativas na rotina das escolas torna a ação educativa de preservação dos recursos naturais mais atraente às crianças e  adolescentes, desperta a atenção, favorece a interação com o diálogo e a participação dos alunos no processo de aprendizagem e sensibilização ambiental oferecido pela equipe da APA.

A gerente da APA Serra do Lajeado Camilla Muniz contou que a atividade inicia com perguntas simples, que revelam qual a noção dos alunos sobre o que é o meio ambienta, a água, o solo e o que acreditam ser importante. Em seguida são feitas relações com o papel e a importância das unidades de conservação; apontadas as diferenças que permitem identificar as unidades de conservação e as áreas comuns; as características do bioma Cerrado, como berço das águas e os três divisores que se encontram dentro da APA. Com uma didática lúdica foram apresentados vídeos de desenhos animados educativos sobre o cerrado e a água, para encerrar a roda de conversa com as informações absorvidas pelos alunos.

O secretário Municipal de Meio Ambiente de Tocantínia, Francisco Nardes, relatou que o Naturatins por intermédio da equipe da APA Serra do Lajeado sempre leva uma inovação para as iniciativas ambientais do município. Nardes disse que é muito rápida a mudança na participação e na forma de diálogo dos alunos, após a apresentação dos vídeos do Circuito Tela Verde. Em seguida parabenizou a escola por receber a iniciativa e incentivar a sensibilização ambiental. Concluiu agradecendo a parceria com o Instituto e o trabalho desenvolvido pela APA.

Na escola, a APA Serra do Lajeado encerrou a programação de atividades dedicadas a celebração do aniversário de 22 anos de criação da unidade de conservação, ocorrido no último dia 20 de maio e de acordo com a gerente, na próxima semana a agenda de atividades ambientais segue nos demais municípios da região.