Assentamento Água Fria II de Tocantínia recebe capacitação para manejo do fogo

Nesta segunda-feira, 27, equipe de execução do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ministrou uma capacitação sobre as técnicas de prevenção, combate a incêndios e manejo integrado do fogo para a comunidade do Projeto de Assentamento Água Fria II, no município de Tocantínia.

Durante o encontro foram apresentadas as formas de planejamento dos mapas de queima e aceiros, bem como a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) para segurança pessoal na utilização das técnicas do manejo.

"O Naturatins se antecede ao período crítico de estiagem, com a oferta de conhecimento sobre as técnicas utilizadas no manejo do fogo para redução dos riscos de incêndio e de suas consequências. Essa é uma ação preventiva que investe na sensibilização das comunidades próximas de unidades de conservação e de áreas de proteção ambiental com intuito de somar resultados positivos às demais ações planejadas pelo Instituto para enfrentamento dos desafios do temporada de seca desse ano", o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão.

O responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas sintetizou o encontro. "Apresentamos hoje, para mais uma comunidade, o planejamento para proteger a região da APA. Abordamos a prevenção de incêndio com as técnicas do manejo do fogo; pontuamos os risco de acidentes no combate de incêndios florestais e na rotina do ambiente doméstico; como se deve ministrar os primeiros socorros; e assim percorremos da teoria à prática adequada da realização dos aceiros com equipamentos e segurança", pontuou.

Para a assistente Administrativa da Secretaria do Meio Ambiente, Sara Yloanni Lino Guilherme, a melhor forma de evitar o incêndio é se prevenir. "Com a capacitação as pessoas podem se prevenir, se resguardarem das situações. Porque além do prejuízo financeiro, um incêndio pode acarretar o prejuízo de vidas, com perda de animais e até mesmo de pessoas. Então eu espero que essa capacitação seja constante em cada região, em cada município, nos assentamentos, porque estamos cercados de pouca área urbana, uma grande área rural e a maior parte indígena", declarou.

A gerente da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, Camilla Oliveira Muniz destaca que unidade abriga o principal corpus hídrico de abastecimento da região e o resultado do último ano. "Em 2018 tivemos uma redução superior a 50%  nos focos de incêndio entre os quatro municípios que compõe a APA, chegando a 88% no município de Lajeado. No cerrado é comum queimar muito em uma ano e menos no seguinte. Em 2019, a tendência é que a incidência aumente. Os municípios possuem brigadas de incêndios, mas na área rural o acesso é mais difícil. Então até a chegada da brigada municipal o fogo consome grandes extensões. Então estamos buscando a capacitação de brigadas comunitárias na zona rural da APA para que seja possível uma atuação preventiva e segura dos moradores durante o aguardo dos brigadistas", resumiu.

O presidente da Associação do Projeto de Assentamento Água Fria II do município de Tocantínia, Domingos Gomes Luciano falou do ponto de vista da comunidade. "O curso é muito importante para a comunidade do nosso assentamento, porque nos ensinou a preservar o meio ambiente, traz instruções para nos prevenir no combate ao incêndio, proteger nossas vidas e os primeiros socorros em caso de acidente", reiterou.

A educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Reis afirmou que a sensibilização é um trabalho contínuo, portanto também foram enfatizados o papel das unidades de conservação ambiental e a retribuição da preservação dos recursos naturais ao bem estar humano.

Agenda

A visita na região da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (Apa Serra do Lajeado) faz parte das atividades realizadas nessa semana na programação da celebração dos 22 anos da criação da APA, alcançados no último dia 20 de maio, conforme a Lei Estadual nº 906/1997.

Nos próximos dias a capacitação continua em outras comunidade do município de Tocantínia e ao longo da semana segue para Pedreiras no município de Lajeado. Na próxima semana a previsão é que o treinamento seja realizado na região de Taquarussu Grande, próximo a Aparecida do Rio Negro.

APA Serra do Lajeado

A Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado possui 121 mil hectares distribuídos entre os municípios de Palmas, Lajeado, Tocantínia e Aparecida do Rio Negro. Trata-se de uma área destinada a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais, visando a melhoria na qualidade de vida da população local e a proteção de ecossistemas, com o objetivo de garantir a conservação da fauna, flora e do solo, além de proteger a qualidade das águas e as vazões dos mananciais da região.