APA Serra do Lajeado acompanha proposta de desenvolvimento do Parque Aquícola Miracema - Lajeado

#PraCegoVer

A Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APA Serra do Lajeado) acompanha a articulação e a elaboração do projeto que vai propor o zoneamento da área do Parque Aquícola Miracema - Lajeado para regularização, acesso a recursos e desenvolvimento da capacidade produtiva.

Os encontros entre os membros e familiares dos cessionários do Parque Aquícola e dos órgãos públicos Federal, Estadual e Municipal foram retomados no dia 20 deste mês, para assistência aos pequenos produtores na regularização e no desempenho de crescimento do empreendimento.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, afirmou que o Instituto está empenhado no apoio do desenvolvimento de todo empreendimento ambientalmente sustentável, que possa se tornar fonte de renda das famílias e contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado.

A Inspetora de Recursos Naturais do Instituto Natureza do Tocantins na APA Serra do Lajeado, Camila Muniz, considerou. "A proposta busca soluções para as áreas que confrontam os limites da APA Serra do Lajeado e é visto com muitos bons olhos. Com a atividade, tende a reduzir a pressão sobre o peixe nativo enfraquecendo a pesca predatória e gerando renda para aquicultor".

Camila Muniz relatou que há dois anos a equipe da APA vem acompanhando a articulação dos membros do Parque com os órgãos públicos e empresas na busca por alternativas de melhorar as condições de desenvolvimento da atividade.  Do total de quinze cessionários, sete membros já estão produzindo em tanques redes no lago.

Estiveram presentes os membros cessionários do Parque Aquícola, representantes das colônias de pescadores de Lajeado, Tocantínia e Miracema acompanhados por seus familiares, de órgãos públicos Estaduais compondo uma equipe técnica profissional, com extensionista rural, engenheira de pesca e engenheira doméstica do Ruraltins, do setor de pesca do Ministério da Agricultura, além dos secretários municipais de Meio Ambiente e da agriculta  de Lajeado e dos responsáveis pela vigilância sanitária e do controle de endemias no município.

Nesta semana os encaminhamentos do encontro estão sendo elaborados pelas equipes para agendamento da apresentação das demandas e viabilidade do projeto à Prefeitura de Lajeado e posterior articulação com a Investco.