Projeto Quelônios estima produção de mais de 130 mil filhotes no Tocantins

Momento final da soltura de mais mil filhotes do Projeto Quelônios da Amazônia no Tocantins

Os representantes das instituições parceiras do Projeto Quelônios da Amazônia no estado do Tocantins se reuniram em comitiva e percorreram as áreas dos tabuleiros, que hospedam os ninhos, o tanque de acolhimento de filhotes e acompanharam o processo de soltura de aproximadamente mais mil tartarugas, recolhidas no decorrer da visita realizada na última segunda-feira, 16.

Segundo o levantamento parcial das solturas realizadas, aproximadamente 80 mil filhotes já foram soltos às margens do rio Araguaia, nas proximidades do Parque Estadual do Cantão (PEC). Até o encerramento dessa temporada, a estimativa das equipes é que esse número possa quase dobrar com as solturas da fase final do projeto.

No Tocantins, o projeto executado pelo Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), conta com o apoio do BPMA (Batalhão da Polícia Militar Ambiental), da UFT (Universidade Federal do Tocantins) e da Unitins (Universidade Estadual do Tocantins).

Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins, elogiou o empenho das equipes e ficou bastante impressionado com o elevado número de filhotes encontrados nos ninhos abertos durante a visita para a realização de mais uma soltura. Albuquerque considera essencial a contribuição de cada parceiro até o último dia do projeto. O presidente disse que sua estimativa é muito otimista, pois se o ritmo for mantido, acredita que o Estado possa alcançar a produção de até 150 mil filhotes, ainda nesta edição.

Antes de percorrer as áreas que hospedam os ninhos, Wallace Lopes, superintendente do Ibama, reuniu o grupo para apresentar uma avaliação do desempenho do projeto e ouvir as contribuições dos parceiros ao planejamento da edição 2020. O superintendente destacou a importância dessa iniciativa para a reposição da espécie na região e da parceria para o sucesso do projeto, que vem colecionando recordes a cada ano. Lopes estima que a produção tem potencial para ultrapassar a soma de 130 mil filhotes neste ano.

O capitão Marcus Vinícius do BPMA cumprimentou todos pelo empenho das equipes e falou do esforço do batalhão para manter a segurança e as operações de fiscalização na região. Capitão Marcos destacou que a fiscalização integrada tem surtido efeito e que a parceria no Projeto é uma oportunidade de contribuir com a preservação da espécie, o que traz grande satisfação às equipes envolvidas.

Augusto Rezende, reitor da Unitins pontuou que a parceria nesse projeto abre oportunidade de acesso à experiência de campo que produz contribuição ambiental, além da possibilidade de produção de conhecimento acadêmico científico. Rezende afirmou que o envolvimento acadêmico voluntário em iniciativas que buscam contribuir com a sustentabilidade ambiental enriquece as produções científicas.

O professor Thiago Portelinha, do curso de Engenharia Ambiental da UFT, reúne dados da espécie e avalia os números da produção e características dos quelônios do projeto. O professor disse que essas informações contribuem com o planejamento das edições, norteando as técnicas aplicadas, e ampliando os conhecimentos relacionados à biologia e ecologia da espécie. Portelinha disse que os resultados encontrados também serão publicados na forma de artigos em revistas científicas, congressos e em material de divulgação à sociedade.