Naturatins faz encontro com Consultores Ambientais em Gurupi

O encontro com os consultores ambientais da região sul, ocorreu nesta quinta-feira, 22

Com o objetivo de repassar aos consultores ambientais da região sul e também aos servidores da Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), orientações acerca dos procedimentos de licenciamento ambiental, recadastramento geral, bem como as inovações referentes à Plataforma Simplifica Verde, o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, promoveu nesta quinta-feira, 22, reuniões pela manhã no escritório regional e à tarde com os consultores no auditório do Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO) campus de Gurupi.

Na oportunidade o gestor representando o presidente do órgão ambiental, Herbert Brito Barros (Buti) fez a abertura dos encontros e deu as boas-vindas aos participantes. Na sequência, ele iniciou a apresentação da Plataforma Simplifica Verde, destacando os desafios e os avanços do Naturatins na gestão ambiental do Estado, como o atendimento online, quando não há mais necessidade da presença do usuário na solicitação de aproximadamente 20 serviços.

O vice-presidente do Naturatins Edson Cabral frisou a importância do fechamento de um Pacto Institucional pela desburocratização. Mas disse que todas as medidas devem ser realizadas, com segurança jurídica, normatização de análises, além do comprometimento com a qualidade, agilidade e transparência nas ações do Naturatins. Após a apresentação, a discussão foi aberta para as perguntas, que teve a participação de técnicos do órgão.

Os encontros contaram com cerca de 50 participantes, sendo servidores da Regional de Gurupi, escritórios regionais de Arraias, Formoso do Araguaia, Dianópolis. Além de representantes da prefeitura de Gurupi, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO).

O consultor ambiental, Albert Junio Bovareto, que trabalha no estado do Tocantins há aproximadamente 10 anos, foi um dos participantes do encontro. “Eu achei o encontro muito importante, acredito que se as propostas que foram apresentadas saírem com o vice-presidente Cabral destacou, será muito bom. Estou muito otimista”, complementou.

A coordenadora da Agência Regional do Naturatins de Gurupi, Eliane Magalhães, considera a proposta de modernização do órgão pautada no encontro, um grande avanço, onde os serviços oferecidos terão mais agilidade e segurança jurídica. “Além de simplificar os procedimentos processuais. Com isso, todos saem ganhando, os servidores, consultores e empreendedores”, enfatizou.

O próximo encontro regional com os consultores ambientais será em Araguaína, no dia 1º/03, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara). Posteriormente no dia 06/03, o evento será em Palmas, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), quando  será assinado entre o Naturatins e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), um Acordo de Cooperação Técnica.