Consultoria apresenta plano de mapeamento, análise e melhoria de processos ao Naturatins

Nesta terça-feira, 20, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recebeu o representante da MBS Consulting – Estratégias e Sistemas Ltda, Villi Vitorio Longhi, e a apresentação da proposta de  de serviços especializados a serem prestados para mapeamento, análise e melhoria de processos do controle ambiental, cujo objetivo é fazer com que a gestão da Instituição seja mais eficiente. A consultoria foi contratada com recursos do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) por meio de contrato firmado com o Governo do Tocantins, na ordem de R$ 727.578,94 (setecentos e vinte e sete mil e quinhentos e setenta e oito reais e noventa e quatro centavos) para financiamento da execução do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS) no Estado. O contrato envolve ainda seis outras instituições do Governo do Tocantins.

O presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), falou da perspectiva do órgão. “Nosso objetivo é tirar todos os projetos do papel para prática. Muitas ações estão evoluindo, caminharam bem, mas queremos alcançar mais resultados, então esse será um trabalho muito importante. O produto final dessa consultoria é o plano de agilidade dos processos com a garantia de segurança jurídica, de investimento e sobre tudo, a articulação com os setores será um passo fundamental, para o planejamento e desburocratização dos processos”, pontuou.

O vice-presidente do Instituto,  Edson Cabral, enfatizou a expectativa de avanços com a contratação da consultoria. “Estaremos atentos à melhoria de todos os procedimentos, observados os princípios de legalidade, com a simplificação de processos e manutenção da qualidade dos serviços. Esperamos então visualizar os produtos finalísticos, a partir da documentação dos processos, que servirá como um manual das demandas que se apresentarão para o desenvolvimento do trabalho da área de tecnologia da informação. Nesse momento se encerram os trabalhos dessa fase e se inicia o trabalho de desenvolvimento tecnológico para posterior implantação”, ponderou.

O consultor da MBS Consulting, Villi Vitorio Longhi, fez um breve relato do plano apresentado. “Temos conhecimento do esforço para implantação de uma gestão estratégica. Então nós temos uma etapa que é o planejamento e alinhamento das informações, em que vamos pegar os mapas estratégicos, indicadores, as prioridades, levantar se há questões críticas, entre outros detalhes, para elaborarmos então todo o projeto de ação. Então até o fim de semana estaremos nos reunindo com as equipes técnicas para pontuar os fluxos de cada processo envolvendo amplamente os gestores das áreas de licenciamento, de proteção e qualidade ambiental e biodiversidade.  Nesses aspectos a consultoria tem a perspectiva de oferecer as orientações de seu campo de domínio”, resumiu.

De acordo com o gestor público da Assessoria de Planejamento do Naturatins, Gino Machado de Oliveira o que se busca é uma proposta que contemple as necessidades de cada setor, para o andamento satisfatório de projetos e processos do Instituto. “Durante todo esse processo de estudos para alinhamento e planejamento, os servidores da área técnica serão ouvidos e envolvidos nessa construção do sistema. No decorrer dos avanços e implantação das soluções, esses profissionais receberãoos treinamentos que se fizerem necessários. A estimativa é que em julho deste ano, esse projeto esteja concluído, quando receberemos os produtos finais e então voltaremos nossa atenção para as aquisições dos nossos sistemas”, resumiu.

Acompanharam também os diálogos dessa reunião o diretor de Administração e Finanças do Naturatins, João Ricardo e a arquiteta e assessora Técnica de Planejamento do Instituto, Nilza Verônica Amaral.

PDRIS

O PDRIS tem por objetivo fomentar o melhoramento da eficácia de diferentes áreas, bem como, na gestão ambiental do Estado. No Naturatins órgão responsável pela execução de planos, projetos, programas e atividades de proteção e conservação ambiental, o tem como objetivo principal estabelecer normas e padrões de controle ambiental e fiscalizar o cumprimento da legislação pertinente podendo, ainda, atuar no treinamento de pessoal e prestação de serviço; para melhoria de seus sistemashá a necessidade de criar planos de desenvolvimento, estudos e certificações, que atendam os aspectos de segurança ambiental.

De forma proativa, o governo do Estado reconhece a necessidade de atuar mais efetivamente na área ambiental e para dar seguimento a esse processo de reestruturação e modernização institucional do Naturatins, considera necessária a contratação de consultoria especializada em suporte gerencial e tecnológico, preferencialmente com experiência na área ambiental.

Nesse PDRIS são executores a Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), a Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinfra), Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A coordenação geral desse projeto no Tocantins está a cargo da Unidade de Gerenciamento (UGP-PDRIS-Seplan).