Balanço parcial da piracema aponta mais de 21 mil metros de redes apreendidas

Balanço parcial da piracema aponta mais de 21 mil metros de redes apreendidas

Nesta terça-feira, 20, a Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentou um balanço parcial das operações de fiscalização no período de defeso no Estado. Com o encerramento do período de piracema, previsto para o próximo dia 28 de fevereiro de 2018, o levantamento traz o resultado de abordagens no atendimento de denúncias e o saldo de 57 operações das fiscalizações realizadas na temporada, em áreas de acesso, estradas e nos cursos hídricos do Tocantins.

Segundo o levantamento foram apreendidos e doados 496 kg de peixes de várias espécies, aproximadamente 21.360 metros de redes em malhas diversas, 04 tarrafas em malhas diversas, 02 carretilhas e 01 veículo. Dessas operações somam-se 17 termos de apreensão e foram lavrados 18 Autos de Infração, que somaram R$ 34.680,00 de multas aplicadas pela prática de crimes ambientais.

 Entre os municípios que apresentaram maior incidência de registros estão Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Araguacema, Arapoema e Caseara.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Alves Castro, avaliou o período de piracema. “Nesta reta final do período da piracema, o Naturatins considera, de uma forma geral, bastante positiva a atuação das equipes, bem como os resultados alcançados com as operações realizadas junto com os órgãos parceiros, para coibir crimes ambientais relacionados a atividades de pesca. Até o momento temos o levantamento parcial das operações, com destaque de maior incidência em cinco municípios”, destacou o superintendente.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Aldaires Pacheco, avalia o saldo parcial das operações de fiscalização realizadas até o momento. “Os resultados obtidos são satisfatórios. O propósito geral é que a sociedade respeite o período de defeso, pois é o que garante a reposição dos recursos pesqueiros. É importante destacar o trabalho dos fiscais ambientais, que desenvolvem suas atividades de forma intensiva para o cumprimento da legislação ambiental”, ponderou Pacheco.

A renovação de carteiras de pesca e demais autorizações relacionadas à atividade e manejo de pescado já podem ser providenciadas junto ao Naturatins. Denúncias de crimes ambientais anônimas também podem ser realizadas de forma online através do canal Linha Verde, informações a respeito da documentação e orientações sobre procedimentos para licenças e autorizações estão disponíveis no site naturatins.to.gov.br.