Mais municípios aderem o Protocolo do Fogo e o Forúm Municipal do Lixo

Mais municípios aderem o Protocolo do Fogo e Forúm Municipal do Lixo _Foto Rodrigo Casado-Governo do Tocantins (5).jpg

Uma das equipes de educação ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), visita nesta terça-feira, 19, o município de Peixe, para a implantação do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania que será realizada em três municípios. Ontem a equipe iniciou essa rodada do mutirão de implantação do colegiado na cidade de Pium e amanhã segue para o município de Arraias, onde além do Fórum do Lixo também serão realizados os procedimentos para adesão municipal do Protocolo do Fogo.

Em Pium, houve uma atividade interativa de troca de conhecimentos, onde o diretor de Meio Ambiente de Miranorte, Carlos José Ferreira, conhecido como Zezé, expôs sua habilidade com o aproveitamento de pneus, na produção de cadeiras, bacias, vasos de plantas, ensinando como os participantes também podem fazer esse tipo de aproveitamento.  Segundo o senhor Zezé, essa técnica de reutilização de pneus faz parte do projeto Meu Pneu Florecerá e já foi apresentado em outros municípios como Ipueiras, Rios dos Bois, entre outros.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves Castro, afirmou que desde a semana passada duas equipes vêm realizando o Fórum do Lixo e Cidadania e  que estão sendo contemplados cerca de 20 municípios para conclusão de mais uma política pública do meio ambiente do Governo do Estado, por meio do Naturatins em 2017.

Natal César então falou da finalidade da ação. “Esse é um trabalho importante, que visa apresentar sugestões e alternativas para destinação de resíduos sólidos gerados nos municípios, como a questão da coleta seletiva e da compostagem, por exemplo. Pois quanto menos lixo for enviado para o aterro, o tempo de vida útil desse espaço será prolongado, com hábitos como a seleção do plástico, do papelão, uma vez que somente uma pessoa tem capacidade de produzir uma quantidade de lixo muito grande, então temos que buscar alternativas para tentar reduzir os impactos ambientais e consequentemente os municípios também terão uma melhora na sua pontuação dos índices de participação nos recursos do ICMS Ecológico para o próximo ano”, resumiu o superintendente.

De acordo com o educador ambiental do Naturatins, Rodrigo Casado, as pessoas se mostraram interessadas, puderam questionar o que é o Fórum, como funciona e como podem ser resolvidas algumas situações. “Esse ano a gente está fechando os trabalhos da educação ambiental com sucesso. As equipes estão nas ruas realizando a implantação do Protocolo do Foco ou do Fórum do Lixo buscando elevar o número de adesões e envolvimento dos municípios”, destacou Casado, que ainda comentou.

“Esse é um modelo de trabalho que vem dando certo, prioriza os interesses do município como parte do processo de gestão ambiental, uma vez que não é apenas uma responsabilidade do Estado ou do Naturatins. O nosso desafio, ano que vem, é dar continuidade às implantações em mais municípios, porém essa ação tem contado com o apoio do governo, da gestão e da superintendência do Instituto. Então estamos muito felizes com esse momento”, finalizou.

A atuação da educação ambiental nesses municípios conta ainda com a participação da inspetora de recursos naturais Zenaide Ramos e colaboração de Ely Rangel. Para mais informações os interessados na adesão podem entrar em contato via email educacaoambiental@naturatins.to.gov.br ou via telefone no ramal (63) 3218-2641.