Governo cumpre metas dos projetos ambientais do PDRIS

foto.jpg

Proteção ambiental, mudanças climáticas, energias renováveis e desenvolvimento do potencial hídrico do Tocantins estão entre as iniciativas que serão apoiadas pelo Banco Mundial e pelo Governo do Tocantins através do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). Nessa fase, pelo menos 20 projetos serão desenvolvidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com um investimento aproximado de R$ 17 milhões.

Durante três dias, técnicos do Banco Mundial estiveram na Semades para acompanhar e definir novas metas para a realização desses projetos. O secretário da pasta, Alan Barbiero, fez uma avaliação positiva da visita dos técnicos. “O Banco Mundial constatou que houve avanços significativos nos projetos ambientais que fazem parte do PDRIS e isso demonstra que estamos cumprindo as metas que foram estabelecidas pelo Banco”, destaca.

O diretor de Políticas e Instrumentos de Gestão Ambiental da Semades, Rubens Brito, disse que os termos de referência, editais e memórias de cálculos de alguns projetos já foram aprovados pelo Banco Mundial. O próximo passo é iniciar os procedimentos de contratação e aquisição para serem efetivamente implementados. “Queremos dar celeridade a esses processos porque daqui a seis meses teremos que apresentar relatórios técnicos que demonstrem o avanço dos projetos”, afirmou.

Projetos

Dentre os projetos ambientais apoiados pelo PDRIS, estão previstos o estudo do desmatamento ilegal no Estado; a instalação do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD); a construção de 330 barraginhas na região Sudeste do Estado; a elaboração do Atlas Solar; a reformulação da Política Estadual de Mudanças Climáticas; a implementação do Centro de Inteligência em Gestão e Monitoramento Ambiental (GAMA) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental (CIGA); e a realização de cursos, intercâmbios e treinamentos para servidores dos órgãos ambientais do Tocantins.

PDRIS

O PDRIS prevê um investimento de U$ 375 milhões, sendo U$ 300 milhões vindos do Banco Mundial e U$ 75 milhões do Governo do Estado, que serão investidos em obras de infraestrutura como revitalização estradas estaduais e vicinais municipais, construção de pontes, bueiros e drenagem, além de projetos para conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

A verba também será aplicada na melhoria da eficiência da gestão pública e incentivos a melhorias da educação,beneficiando cerca de 300 mil pessoas em 72 municípios.